Dicas básicas de mecânica para deixar sua moto Honda sempre nova

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Dicas básicas de mecânica para deixar sua moto Honda sempre nova

10 de julho de 2020 / 0 Comments / 274 / Sem categoria

Para ter sua moto Honda nova para sempre o melhor caminho é o que leva à concessionária autorizada. Ali, mecânicos treinados e procedimentos estabelecidos por quem mais conhece o produto, garantirão o melhor funcionamento de sua moto, ano após ano.

Porém, efetuar pequenos serviços de manutenção por conta própria pode ser prazeroso, ou mesmo uma necessidade pontual. Dicas de mecânica de motos você encontra cá e lá, mas para tudo dar certo, o item básico –completamente fundamental –, é ter o manual do proprietário à mão, e seguir suas orientações de maneira radical.

Perdeu o manual do proprietário? Comprou uma moto usada e o dono anterior não o entregou à você? Ou, simplesmente, guardou tão bem guardado que não lembra mais onde está? Relaxe: na internet, acesse o site da Honda onde é possível consultar os manuais on-line ou baixar arquivos PDF de todos os modelos, tanto os atuais quanto também manuais de modelos mais antigos, que já saíram de linha.

Mas, o que é que você pode verdadeiramente fazer na garagem de sua casa sem muitas ferramentas, ou mesmo com apenas aquelas que vem junto de sua moto caso queira ou precise? Com certeza, o procedimento mais útil é relativo ao sistema de transmissão, ou mais exatamente à chamada “relação”, o trio corrente-coroa-pinhão.

O segredo da durabilidade desse sistema, responsável por transmitir a força do motor à roda traseira, é a LUBRIFICAÇÃO. Mas, atenção! Esqueça o método da idade das trevas, ainda praticado por muitos, de lubrificar a corrente com óleo de motor usado. O certo é aplicar lubrificante específico para correntes, um spray que em sua formulação além do lubrificante traz componente que faz o líquido aderir à corrente, evitando que ele seja desperdiçado pelo efeito da força centrífuga assim que você rodar com sua moto. Outra vantagem deste spray lubrificante de correntes é o bico dosador, que evita espalhar o produto onde ele não seria bem-vindo – roda e pneu por exemplo.

Importante na operação de manutenção do sistema de transmissão também é o ajuste da tensão da corrente, algo que exige um pouco mais de empenho, pois você precisará afrouxar a porca de fixação do eixo da roda traseira e, através dos sistemas de regulagem por porca e contra-porca posicionados nos dois lados da balança de suspensão, ajustar a tensão de acordo com o que estipula o manual do proprietário. Nem esticada demais, nem frouxa demais.

Outro serviço fácil e rápido de fazer é a troca de óleo da moto. Basicamente, consiste em abrir o chamado bujão do cárter, embaixo do motor, fazer o óleo velho escoar em recipiente adequado – serve um galãozinho plástico de 5 litros cortado ao meio, por exemplo – fechar o bujão (não aperte muito!) e adicionar óleo novo. Porém, há ‘segredinhos’ para que operação simples não dar zebra, detalhes que estão lá no manual do proprietário. Exemplo? A cada troca sempre substituir o anel de vedação do bujão do cárter, uma arruela baratinha mas específica: vale comprar meia-dúzia delas e guardar no próprio estojo de ferramentas da moto.

Outro dica, obvia, é usar o óleo original Pro Honda ou a alternativa recomendada no manual do proprietário. Muito importante também é o descarte apropriado do óleo usado, Coloque o na mesma embalagem do óleo novo que você usou e leve o recipiente até qualquer posto de combustíveis, onde tal descarte é feito seguindo as normas corretas.

Uma operação periódica, relativamente simples de se realizar, diz respeito ao filtro de ar: modelos mais antigos permitem limpeza, já os mais atuais, demandam apenas simples substituição nas motos. Para saber mais, consulte o manual do proprietário.

Finalizando as atividades que você pode facilmente realizar em casa, sem que seja necessário ter conhecimento de mecânica de motos, vocação ou ferramentas específicas, está tudo que diz respeito à ajustes e lubrificação de cabo de embreagem, freio (quando houver).

Qualquer articulação ou cabo vai se beneficiar caso você, munido de um spray de óleo penetrante tipo WD-40, adote uma rotina de lubrificação periódica. A regulagem de altura dos manetes de freio, embreagem e pedal do freio tem dispositivos que permitem ajustes sem ferramentas, coisa que se faz necessária de tempos em tempos.

Cuidar de sua moto realizando os procedimentos listados acima é uma oportunidade de conhecer melhor a máquina e aproveitar seu tempo em uma atividade útil. Fundamental é, como repetido várias vezes, é seguir as instruções do Manuela do proprietário, feito por quem conhece sua moto mais do que ninguém, ou seja, a própria Honda.

 

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